Alguns consideram a Blockchain a maior invenção técnica significativa desde o início da Internet; é a pedra angular da “Web 3.0”, que deverá liderar o futuro da Internet. A maioria das pessoas está familiarizada com a Blockchain como o sistema que sustenta o Bitcoin – e embora esta tenha sido certamente a sua utilização original – e depois disso, muitos avanços neste quadro permitiram à Blockchain expandir-se para longe e em grande escala. Da medicina ao financiamento comercial, a tecnologia da Blockchain já está a democratizar e a mudar uma vasta gama de sectores.

>forte>Bloqueadura?

O sistema de cadeia de bloqueio, baseado na IBM, é “um livro-razão partilhado e imutável para registar transacções, monitorizar activos, e estabelecer fideicomisso”. As cadeias de bloqueios são autónomas porque armazenam dados num canal peer-to-peer. Muitas ameaças que podem ocorrer a partir de um sistema centralizado são prevenidas através da descentralização. Tenta impedir a duplicação de gastos, o desmembramento de blocos anteriores, e o código de cliente malicioso, juntamente com outras coisas. Este método também cria uma base de dados pública de todos os blocos e os elementos dentro de cada bloco, prevendo a abertura ao mesmo tempo que salvaguarda a identidade de um utilizador utilizando uma chave genérica.

Os dados da cadeia são armazenados em blocos numa cadeia de blocos. Uma descrição da versão, o hash distinto do bloco anterior, informação sobre a transacção, o momento presente, e um preço alvo são todos armazenados num bloco Bitcoin. Todo este bloco é então misturado com um número aleatório, resultando num hash que é inferior ao preço desejado e, portanto, adicionado às cadeias e confirmado pelos nós do canal.

>forte> Uma rápida retrospectiva da história da Blockchain:

> forte>1991: Como passo principal, S. Haber e W. S. Stornetta apresentam uma cadeia de blocos encriptados e seguros. Procuraram desenvolver uma técnica computacionalmente exequível para registos electrónicos com registo de tempo, a fim de evitar que estes fossem retroactualizados ou adulterados. Criaram um sistema que armazena registos com carimbo de data/hora através de uma cadeia de blocos encriptados e seguros.

1998: Nick Szabo, um engenheiro de software, está a trabalhar em ‘bit gold,’ dinheiro digital descentralizado.

2000: Stefan Konst fornece a sua teoria da cadeia segura encriptada, bem como sugestões de execução.

2008: Um livro branco descrevendo a estrutura de uma cadeia de blocos é lançado por programadores que operam sob a entidade desconhecida, Satoshi Nakamoto. Ele melhora a ideia ao adicionar blocos à cadeia original sem precisar que sejam verificados por pessoas de confiança num método inovador. Um registo seguro das transferências de dados seria armazenado nas árvores actualizadas. Este registo marca o tempo e verifica cada comércio através de uma rede peer-to-peer. Pode ser administrado sem a necessidade de uma autoridade centralizada. As cadeias de bloqueio tornaram-se a base das moedas criptográficas como resultado destes avanços. 

2009: Nakamoto desenvolve a Blockchain primária, que serve de rede geral para transacções de bitcoin.

2014: O potencial da tecnologia de cadeias de bloqueio para outros processos financeiros e inter-organizacionais é investigado quando é dissociado da moeda. O termo “blockchain 2.0” é utilizado para descrever aplicações que não estão limitadas a transacções monetárias.

>forte>Futuro 

A perspectiva da rede Blockchain é positiva, graças em parte aos grandes investimentos feitos pelos governos e empresas para encorajar a inovação e o desenvolvimento. Está a tornar-se cada vez mais evidente que uma cadeia de bloqueio geral estará disponível para qualquer pessoa a utilizar. Os defensores antecipam que a tecnologia ajudará na automatização da maioria do trabalho realizado por peritos de todas as indústrias. A tecnologia já está a ser amplamente utilizada na gestão da cadeia de fornecimento e na computação em nuvem. Nos próximos anos, a tecnologia tem também de se transformar em produtos simples como páginas web na Internet.

Gartner Trend Insights antecipa um valor mínimo de uma empresa baseada numa cadeia de blocos para valer mais de 10 mil milhões de dólares até 2022, à medida que a tecnologia avança. De acordo com a organização de investigação, o negócio valeria mais de 176 mil milhões de dólares até 2025 e ultrapassaria 3,1 triliões de dólares até 2030, como resultado da Digitalização da Blockchain. O aumento da necessidade de especialistas em Blockchain coincidiu com o crescimento do sistema Blockchain ao longo dos anos. As empresas estão também a utilizar Blockchain para colher as vantagens das suas implementações.

>forte>previsões sobre Blockchain

ao olhar para a história da tecnologia Blockchain, o seu futuro vai ser fascinante; novos desenvolvimentos estão continuamente a atingir o mercado, oferecendo aplicações ainda maiores e mais arrojadas da tecnologia. A equipa da IBM Blockchain antecipou os seguintes cinco temas no futuro imediato, uma vez que as redes dinâmicas Blockchain se concentram em proporcionar um impacto verdadeiramente revolucionário a uma variedade de indústrias:

1. serão desenvolvidas várias formas de gestão prática.

Em 2020 começarão a surgir novas formas de gestão, permitindo aos grandes e variados consórcios lidar com chamadas de julgamento, permitindo esquemas e mesmo pagamentos com mais eficiência. Estes formulários irão ajudar na padronização de dados de várias fontes, bem como na recolha de conjuntos de dados frescos e ainda mais fiáveis.

2. tecnologias paralelas funcionarão em conjunto com Blockchain para oferecer uma vantagem de mudança de jogo.

As tecnologias paralelas com Blockchain permitir-nos-ão atingir objectivos anteriormente inatingíveis. Uma informação mais fiável da Blockchain irá informar melhor e melhorar as estruturas básicas. A Blockchain irá ajudar com a segurança dessa informação e a auditoria de cada fase do sistema de tomada de decisão, permitindo percepções mais precisas baseadas em informação que os utilizadores da rede confiam.

3. a aplicação da cadeia de bloqueio será conduzida pela economia e finanças.

A indústria bancária e financeira, ao contrário de outras organizações convencionais, não precisam de fazer alterações significativas às suas operações a fim de incorporar tecnologia de cadeias de bloqueio. As organizações financeiras estão a explorar activamente a adopção da cadeia de blockchain para serviços financeiros regulares depois de esta ter sido efectivamente implementada para as moedas criptográficas.

Por exemplo, em 2016, o ReiseBank AG na Alemanha utilizou um sistema de cadeia de bloqueio para realizar transferências transfronteiriças imediatas entre dois dos seus clientes em menos de 20 segundos. De acordo com uma estimativa recente da PWC, até 2020, mais de 70% das empresas bancárias teriam implementado a tecnologia da cadeia de bloqueio como parte de um processo ou enquadramento vivo.

Embora a premissa da cadeia de bloqueio seja básica, tem a capacidade de aumentar os activos dos bancos. Os bancos serão capazes de minimizar a burocracia desnecessária, executar transacções mais rápidas a preços mais baixos, e aumentar a sua confidencialidade utilizando a tecnologia da cadeia de bloqueio. De acordo com uma das previsões da cadeia de bloqueio do Gartner, a indústria bancária geraria mil milhões de dólares em valor comercial através da utilização de moedas criptográficas orientadas para a cadeia de bloqueio até 2020.