
Uma breve história de Bitcoin
O conceito de uma moeda digital não é novidade. Muitas tentativas de criar uma moeda criptográfica foram feitas no passado. A maior coisa que a maioria delas teve foi a questão da duplicação de gastos. Para evitar a cópia e falsificar eficazmente um bem digital, este deve estar disponível apenas uma vez. Vamos começar a nossa discussão com uma breve descrição de três palavras-chave.
A blockchain é um livro-razão público ledger que documenta transacções na Internet em formato digital. É a base de moedas criptográficas como bitcoin.
A moeda criptográfica é um meio de troca digital que utiliza técnicas criptográficas para monitorizar a formação de unidades monetárias e validar a movimentação de fundos.
Finalmente, a bitcoin é a moeda criptográfica mais conhecida que é produzida como resultado da operação de “mineração”. Além disso, é um recurso digital criado e gerido utilizando a criptografia, em vez de envolver autoridades centrais ou fundamentais. Mas onde tudo começou?
Table of Contents
>forte>Bitcoin’s Birth
Bitcoin foi criado em 2008 por um indivíduo ou grupo de indivíduos anónimos identificados como Satoshi Nakamoto. Primeiro, é introduzido como um whitepaper, e depois, em 2009, é desenvolvido como software de código-fonte aberto. Nesse ano, pela primeira vez, o programa Bitcoin tornou-se acessível ao público, e a mineração – o método de criação de novas Bitcoins e de registo e verificação de transacções na Blockchain – teve lugar.
>forte>A Primeira Transacção
A 12 de Janeiro de 2009, foi feita a primeira transacção Bitcoin para validar a rede. Dez bitcoins foram transferidos entre a Nakamoto e o falecido Hal Finney, que foi útil no desenvolvimento inicial da Blockchain, e, criando um sistema de prova de trabalho reutilizável (RPoW) em 2004. O New Liberty Standard estabeleceu a primeira troca de BTC contra o dólar a 5 de Outubro de 2009, e, como resultado, o Bitcoin atraiu a atenção.
>forte>A Compra de Pizza
A primeira transacção de teste da Mitcoin foi rapidamente seguida por uma transacção de alimentos do mundo real. A 22 de Maio de 2010, o programador Laszlo Hanyecz começou a utilizar o website Bitcointalk.org para comprar duas pizzas por 10.000 bitcoins. Jeremy Sturdivant, um estudante, acolheu a oferta e enviou a Hanyecz o seu pedido de comida do Papa John. É fantástico! Este pagamento foi um momento decisivo para Bitcoin, demonstrando que a BTC poderia ser utilizada para comprar bens do mundo real.
Os mercados negros, tais como a Rota da Seda, tornaram-se os primeiros grandes utilizadores de BTC após as primeiras trocas de “prova de conceito”. A Rota da Seda só aceitou bitcoins como pagamento durante os primeiros 30 meses da sua vida, com início em Fevereiro de 2011, e transaccionou 9,9 milhões de bitcoins no valor de $214 milhões.
>forte> Bloco de Génese
O primeiro bloco minado numa cadeia de blocos, como o Bitcoin, é referido como um Bloco do Génesis. Contém 50 BTC que não podem ser despendidos, e deu origem ao desenvolvimento de blocos adicionais. A criação de novos blocos demora cerca de 10 minutos, em média. O bloco seguinte, por outro lado, levou seis dias para ser adicionado à cadeia de blocos. Há algumas hipóteses sobre o porquê de ter sido este o caso. Uma das afirmações mais intrigantes é que Satoshi esperou seis dias para imitar o Génesis da Bíblia.
>forte>2011 – Apareceram moedas criptográficas rivais
As primeiras moedas criptográficas concorrentes surgiram à medida que o Bitcoin crescia em popularidade, e assim, o conceito de moeda descentralizada e criptográfica foi levado em conta. São frequentemente conhecidas como altcoins, e visavam desenvolver a arquitectura inicial do Bitcoin, proporcionando um processo de transacção mais rápido, anonimato, ou qualquer outro benefício. Namecoin e Litecoin foram os primeiros a aparecer. Até agora, existem mais de 1.000 moedas criptográficas em uso, com novas que aparecem regularmente.
>forte>Preço do beduíno despencou em 2013
Curto depois de atingir $1,000 pela primeira vez, o preço do bitcoin continuou a diminuir rapidamente. Muitos investidores tinham perdido dinheiro neste momento, quando as acções caíram para cerca de 300 dólares – foram necessários cerca de dois anos para que atingissem novamente 1.000 dólares.
>forte>Furtos e roubos em 2014
Bitcoin provou ser um destino atraente e rentável para os hackers, talvez previsivelmente para uma moeda construída para o sigilo e a perda de controlo em mente. Mt.Gox, a maior bolsa mundial de moedas Bitcoin, desceu em Janeiro de 2014, e os detentores de 850.000 Bitcoins nunca mais tiveram acesso a elas. Estão actualmente em curso investigações para determinar o que ocorreu, por isso, seja qual for o caso, qualquer pessoa obteve, enganosamente, um lanço estimado em 450 milhões de dólares nessa altura. Essas moedas em falta valem 4,4 mil milhões de dólares ao valor actual.
>forte>2017- uma subida acentuada
Durante um período em que o valor do Bitcoin se manteve abaixo dos máximos anteriores, um aumento constante do número de locais onde o BTC podia ser investido levou ao seu sucesso continuado. À medida que mais aplicações estavam disponíveis, tornou-se evidente que mais capital estava a entrar no ecossistema Bitcoin e crypto-coin. Durante este tempo, a capitalização total do mercado de todas as moedas criptográficas aumentou de 11 mil milhões de dólares para mais de 300 mil milhões de dólares. Como resultado, bancos como o Barclays, Citi, Deutsche Bank, e BNP Paribas declararam que estavam à procura de formas de lidar com o Bitcoin. Entretanto, a tecnologia da cadeia de bloqueio que sustenta a Bitcoin acendeu um movimento na indústria fintech (e mais além) que só agora começou.
>forte>Futuro de Bitcoin
Na maioria dos negócios, o terceiro é normalmente um banco, e o Bitcoin elimina essencialmente o terceiro. Será possível que os bancos se tornem redundantes em resultado disto? Uma vez que os bancos são tão críticos no mundo de hoje, isto é um não. É provável que respondam à revolução do Bitcoin e até ajudem na sua regulação. A volatilidade da moeda criptográfica provou ser um desafio que deve ser enfrentado.
Outras vezes, a existência da moeda depende da Internet, que provou ser vulnerável aos hackers. Assim, há uma hipótese de um hacker poder invadir o seu tesouro simulado e fugir com ele. O que importa é que os comerciantes estejam confiantes quanto ao crescimento da Bitcoin, o que implica que fixar muitas das questões da moeda criptográfica é apenas uma questão de tempo.
Join Us to Learn How to Succeed in Your Trading person_addRegister
Add your Comment