
Tudo o que precisa de saber sobre o DEFI
O mercado financeiro tradicional é altamente centralizado. O termo centralizado aqui significa que os funcionários e os bancos centrais decidem e controlam a moeda de um país. Por outras palavras, o controlo dos fluxos financeiros de um país está centralizado nas mãos dos funcionários desse país. Eles decidem quanto dinheiro imprimir, como o dinheiro irá fluir, e assim por diante. No sistema financeiro que governa o mundo, as pessoas também dão os seus activos a instituições como os bancos para receberem lucros. O problema com tal sistema é que certos indivíduos controlam-no centralmente, e esta centralização aumenta grandemente o risco de perder dinheiro.
O que acontecerá se as pessoas no centro do sistema financeiro imprimirem dinheiro ilegalmente para lidar com uma crise financeira? Afinal, esses decisores são também humanos e podem cometer erros. Um exemplo claro disto é a Venezuela. Quando os preços do petróleo desceram, o país adoptou uma política fraca sobre a questão e começou a imprimir dinheiro indiscriminadamente para escapar à crise financeira. Qual foi o resultado? Uma inflação anual de 1 milhão de por cento!
Eliminação dos bancos centralizados, intermediários e organizações do mundo financeiro; a Defi trabalha para atingir este objectivo. Finanças Descentralizadas refere-se a um conjunto de aplicações que podem tratar de finanças essenciais, tais como empréstimos e transacções financeiras, de forma descentralizada, sem a necessidade de intermediários. Por outras palavras, não é a defesa de um projecto mas um ecossistema de centenas de projectos diferentes, todos eles prestando serviços financeiros descentralizados.
Em todo o mundo, as pessoas confiam sempre nos governos, assumindo que os governos são limpos e ajudam a proteger o valor das moedas nacionais. As pessoas em todo o mundo confiam nos bancos, partindo do princípio de que são administradores honestos do seu dinheiro. Confiam em intermediários a todo o momento na esperança de receberem serviços financeiros perfeitos. Mas a história tem mostrado que os intermediários centralizados podem cometer corrupção ou erro não intencional. O campo das Finanças descentralizadas tem vindo a eliminar a corrupção, o erro acidental, e a necessidade de confiança centralizada, utilizando a cadeia de bloqueio e o conceito de descentralização.
Podemos também definir Defi como um movimento para criar um ecossistema de serviços financeiros de fonte aberta sem a necessidade de uma licença transparente acessível a todos e sem intermediários centrais. Desta forma, o utilizador tem total controlo sobre os seus activos e comunica com o ecossistema através de aplicações descentralizadas (Dapps). Com o seu grande objectivo, a Defi pode ser considerada juntamente com a cadeia de bloqueio como uma das inovações mais promissoras da era digital.
Table of Contents
Quais são os principais benefícios da Defi?
O mundo financeiro tradicional depende de instituições tais como o banco (um intermediário) e o tribunal (um árbitro). Os programas Defi, contudo, não requerem quaisquer intermediários ou arbitragem. Em vez disso, é o código de programação que determina a forma como potenciais disputas são resolvidas. Mais importante ainda, os utilizadores têm controlo total sobre os seus bens.
Na utopia da Defi, ninguém pode confiscar o seu dinheiro, supervisionar as suas finanças, ou impedi-lo de fazer negócios com outra pessoa. A corrupção é também mantida a um nível mínimo, porque tudo é claro para todos. Para além de eliminar intermediários, a utilização da Defi pode reduzir custos e permitir a criação de um sistema financeiro imune. Embora não seja fácil remover bancos e organizações centralizadas do mundo financeiro, parece que estamos a iniciar um processo robusto. Os dados são armazenados numa cadeia de bloqueio e distribuídos a todas as pessoas ligadas à rede. Com esta tecnologia, a possibilidade de mudança de informação, censura, ou falha do sistema é quase eliminada.
Uma outra vantagem de um tal ecossistema é o fácil acesso de todas as pessoas aos serviços financeiros, especialmente aquelas que não podem utilizar o sistema financeiro actual. Dado que o sistema financeiro tradicional depende da rentabilidade dos intermediários, estes serviços não são adequadamente prestados em comunidades de baixos rendimentos. No entanto, com a Defi, todos podem utilizar os serviços financeiros a um custo muito baixo.
Defi aplicações
A maior parte do mundo financeiro pode beneficiar da Defi, mas hoje a maioria das actividades neste campo podem ser resumidas em três partes gerais:
Cobrir um empréstimo e conceder um empréstimo
Protocolos de empréstimo descentralizados são uma das aplicações mais populares do ecossistema Defi. O empréstimo gratuito e descentralizado tem muitas vantagens sobre o sistema de crédito tradicional. As características interessantes das plataformas de empréstimo baseadas em Blockchain incluem:
- <
- Pagamento instantâneo. <
- A possibilidade de garantias com activos digitais. <
- A necessidade de não haver verificações de crédito.
Além disso, os fornecedores de liquidez podem ter lucro nestes sistemas colocando os seus activos na plataforma, e outras pessoas podem pedir emprestado a partir dessa liquidez.
Desde que estes serviços sejam oferecidos na cadeia de bloqueio pública, a necessidade de confiança será minimizada, e a transparência será muito elevada. Em geral, os sistemas descentralizados de empréstimo reduzem o risco dos empreiteiros e tornam-no mais barato, mais rápido, e mais pessoas o utilizam.
Serviços bancários monetários
Disposto que os programas Defi são, por definição, programas financeiros, a banca monetária é uma das utilizações óbvias destes programas. Além disso, estes serviços podem incluir a emissão de Moedas Estáveis, hipotecas, e apólices de seguros.
No caso dos serviços de crédito, no sistema tradicional, devido à existência de muitos intermediários, o processo de registo de hipotecas e garantias é muito dispendioso e demorado. No entanto, ao tirar partido dos contratos inteligentes, os custos legais e de subscrição são significativamente reduzidos.
Por outro lado, a emissão de seguros na cadeia de bloqueio elimina a necessidade de intermediários e reduz grandemente o risco de violação de apólices de seguros. Desta forma, embora mantendo a qualidade dos serviços, o preço do seguro pode ser reduzido.
Intercâmbios descentralizados
De acordo com os peritos, as trocas descentralizadas desempenharão um papel inegável no futuro das transacções financeiras. Nas trocas descentralizadas que operam na cadeia de bloqueio, os comerciantes podem comprar e vender directamente activos digitais. Estas transacções são feitas a partir das carteiras dos utilizadores. Como uma organização centralizada não pode controlar os processos de troca, as taxas de transacção são muito baixas; no entanto, ainda existem desafios para as taxas de transacção da rede.
Onde correm os programas Defi?
O núcleo das Finanças descentralizadas é o contrato inteligente porque os programas descentralizados trabalham com ele. Portanto, as cadeias de bloqueio que hospedam contratos inteligentes também podem hospedar a Defi. Enquanto os contratos regulares utilizam materiais legais para determinar a relação das pessoas, um contrato inteligente utiliza código informático.
Abrigado à cadeia de bloqueio, um contrato inteligente terá uma garantia de desempenho uma vez implementado. Isto porque o programador estabelece os termos do contrato no código, e depois de o registar na cadeia de bloqueio, não pode sequer parar a execução do contrato.
Ethereum é actualmente a maior plataforma em que os projectos Defi podem trabalhar. Não é exagero dizer que o Ethereum alberga mais de 70% de todo o ecossistema Defi.
Em suma, as Finanças descentralizadas são um vasto campo que procura fornecer os serviços financeiros necessários aos indivíduos através da eliminação de intermediários. Com a ajuda desta área, podemos avançar para um sistema financeiro mais livre; um sistema que é acessível a todo o mundo e previne a corrupção, a censura e a discriminação.
O potencial do Devi para descobrir diferentes futuros é extremamente elevado; Um futuro em que gerimos as nossas finanças sem a necessidade de bancos e empresas intermediárias e temos controlo total sobre os nossos activos.
Join Us to Learn How to Succeed in Your Trading person_addRegister
Add your Comment